Câmbio automático ou manual: qual vale mais a pena?
Ao comprar ou trocar um carro, muitos motoristas se veem num dilema entre câmbio automático ou manual, mas essa dúvida acaba agora.
Vamos analisar alguns pontos dos dois tipos de câmbio e você poderá decidir qual é a melhor opção para você: um carro automático ou manual.
Quer receber conteúdos como esse no seu e-mail todos os meses? Acesse nossa newsletter:
Antes, contudo, vale lembrar algumas coisas.
Carro automático ou manual - qual a diferença?
Motoristas mais experientes já costumam entender a diferença, mas quem ainda vai comprar o primeiro carro pode não saber como funciona. O câmbio de um carro faz referência ao sistema de troca de marchas para dar maior ou menor potência ao motor.
No caso de um modelo manual, a troca de câmbio é feita passando a marcha com um movimento que altera o sistema de engrenagens. A transmissão manual permite controlar a velocidade e o torque em função das condições de carga e terreno para gerar maior eficiência em relação ao consumo de combustível e tempo de deslocamento.
Em teoria, o número de marchas de um veículo é ilimitado, mas o número total não indica a potência do motor do veículo. Por regra, para veículos destinados a um mesmo tipo de trabalho, vale lembrar: o que possui menor número de marchas terá o motor mais potente.
Ou seja, no caso da transmissão manual, a identificação da necessidade de troca de marcha é responsabilidade do motorista, gerando maior flexibilidade no controle do automóvel.
Já no carro automático, o sistema de transmissão é eletrônico e realiza a mudança ao identificar valores e configurações previamente estabelecidas pelos fabricantes.
Isso gera menor flexibilidade na geração, mas aumenta o conforto do motorista, que não precisa mais se preocupar com a troca de marchas na direção.
Como escolher o câmbio do carro?
Abaixo, analisamos 7 critérios para te ajudar a verificar qual tipo de transmissão melhor se adequa ao seu estilo de direção, confira:
Desempenho
A transmissão automática troca a marcha de acordo com uma rotação já programada. Em geral, as fábricas projetam o câmbio para realizar as trocas privilegiando o consumo e o conforto. Porém, certos modelos têm funções esportivas.
Já o câmbio manual é acionado pelo motorista. Assim, você pode "esticar" as marchas até o limite das rotações do motor, usando de toda potência que o carro disponibiliza.
Conforto
A comodidade proporcionada pelo câmbio automático - que deixa livre o pé esquerdo do motorista - é atrativa quando se pensa no trânsito das grandes cidades e na facilidade ao arrancar, sem precisar debrear.
Manutenção e durabilidade⠀
O câmbio automático perde pontos quanto à manutenção, por envolver uma tecnologia diferenciada e de maior custo. Em contrapartida, o câmbio manual deixa a desejar na durabilidade, exigindo mais reparos em sua vida útil.
Consumo
Com o câmbio manual é possível controlar melhor o consumo do carro, já que é possível trocar as marchas em rotações menores e andar com o motor girando menos.
Já o câmbio automático é programado para fazer com que o motor funcione da maneira mais eficiente, aproveitando ao máximo seu torque em cidades e estradas, assim ele acaba consumindo mais combustível.
Controle
O câmbio manual permite ao motorista decidir o momento em que a marcha é trocada, isso proporciona um controle maior do carro, sua velocidade e do consumo. Esse tipo de câmbio é ideal para quem gosta de dirigir em um estilo mais esportivo, já que o carro se sai melhor em ultrapassagens.
Valor
Carros manuais são mais baratos tanto na compra quanto na revenda. Já os automáticos apresentam alguns benefícios em termos de valor: os modelos automáticos seminovos para aquisição costumam ter menor desvalorização, garantindo uma aquisição mais estratégica financeiramente.
Carro automático ou manual - qual escolher?
Por via de regra, carros com transmissão manual possuem uma maior flexibilidade graças à troca de marchas feita pelo motorista. Além disso, a manutenção é mais fácil (ainda que seja mais constante) e o consumo de combustível pode ser otimizado.
Já os carros automáticos geram maior conforto aos motoristas e exigem menos manutenções (que são mais caras). Além disso, o motor funciona sempre da forma mais equilibrada entre potência e eficiência para cada cenário.
Com estes pontos analisados, agora você pode decidir qual vale mais a pena para você: carro com câmbio automático ou manual.
E no Center Car você encontra modelos com as duas configurações. São mais de 600 automóveis disponíveis em nossas lojas. Acesse e confira: