A importância da campanha Maio Amarelo
Dados do Fundacentro mostram que, anualmente, ocorrem 40 mil mortes no trânsito. Por conta disso, o movimento segue com o objetivo de promover um trânsito mais seguro para todos, incluindo motoristas, ciclistas, passageiros e pedestres.
A campanha Maio Amarelo surgiu nesse período do ano porque em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Sendo assim, maio se tornou o mês referência para assuntos relacionados à segurança nas ruas. Já a cor escolhida, amarelo, está relacionada com as placas de sinalização no trânsito que, normalmente, são amarelas.
Todo ano a campanha tem um mote diferente. Para 2023, o tema escolhido foi: “No trânsito, escolha a vida”. A temática é definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), junto com outros órgãos e instituições relacionados aos transportes.
Entre as orientações da campanha Maio Amarelo, a principal delas está relacionada à responsabilidade no trânsito. Veja algumas dicas que ajudar:
Respeite os limites de velocidade
Nas estradas e rodovias, é comum observarmos placas sinalizando o limite de velocidade permitido naquela via. Por isso, é fundamental que, quando estiver andando na pista, fique atento à sinalização e ande na velocidade permitida.
Além disso, em alguns trechos, também existem os radares. Com isso, o condutor deve observar o limite de velocidade e reduzir quando necessário. Ademais, em períodos chuvosos, a atenção deve ser redobrada.
Se beber, não dirija
Álcool e direção não combinam. Sendo assim, quando for pegar no volante, não consuma bebida alcoólica. Além de trazer riscos para os motoristas, passageiros e outros cidadãos, dirigir embriagado é considerado infração gravíssima, segundo Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro.
Respeite a sinalização
É fundamental que os motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres respeitem a sinalização de trânsito. Dessa forma, todos evitam um acidente de trânsito.
Portanto, utilize as faixas de pedestre e as ciclovias. Quando estiver de carro ou ônibus, respeite o espaço para travessia dos pedestres e ciclistas. Essas são algumas ações que podem fazer a diferença.
Utilize o cinto de segurança
O cinto de segurança é o acessório fundamental em um automóvel. Por isso, a primeira coisa que o condutor e o passageiro devem fazer ao entrar em um carro é colocar o cinto. Esse acessório pode salvar vidas em um acidente de trânsito.
Sendo assim, verifique se o cinto está colocado da forma correta e lembre-se das orientações para as crianças. Em alguns casos, é necessário o uso da cadeirinha.
Faça revisões no seu veículo
De tempos em tempos, é necessário realizar uma revisão no carro. Assim, o profissional consegue identificar possíveis falhas e, com isso, ajustar o que for necessário.
Além disso, as revisões também são úteis para acompanhar o veículo, evitando uma dor de cabeça maior no futuro.
Por que o Maio Amarelo é tão importante?
Ao longo do texto, vimos que as ações seguras no trânsito podem salvar muitas vidas. Por esse motivo, o Maio Amarelo é uma campanha essencial para todos. É fundamental discutir esses temas em diversas instituições para que cada vez mais pessoas possam se conscientizar sobre a importância de um trânsito mais seguro.
No Center Car, existem serviços especializados que podem ajudar na hora de dirigir de uma forma mais tranquila e segura. As lojas de seguros, martelinho de ouro e pneus são algumas delas.
Clique aqui e confira as opções.