Bikes Elétricas: tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência
17 fev

Bikes Elétricas: tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência

Bikes Elétricas: tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência

As bikes elétricas, também chamadas de e-bikes ou bikes ecológicas, estão em uma grande crescente no mercado. Você, provavelmente, já viu uma ou outra rodando pelas ruas da sua cidade.

E se você tem curiosidade de saber mais sobre esse veículo alternativo, leia esse artigo e fique por dentro do assunto.

 

O que são as Bikes Elétricas?

 

As bikes elétricas são, basicamente, uma bicicleta com uma bateria e um motor elétrico acoplados ao modelo. A adição desses componentes tem o objetivo de diminuir o esforço e o desconforto durante sua pedalada.

 

Algo interessante a se saber é que a bike elétrica não é uma novidade. Os primeiros modelos de bicicletas eletrificadas surgiram no fim do século XIX. No século XX, com a tecnologia sendo aprimorada, foram aparecendo outros modelos no mercado, até chegarem aos que vemos hoje.

 

Como funciona uma Bike Elétrica?

 

A bike elétrica funciona, essencialmente, como qualquer outro veículo elétrico. A bateria alimenta o motor que, por sua vez, impulsiona a bike. A força do impulso do motor é controlada pelo condutor da bike e pode ser por meio de um acelerador ou pedal.

 

Componentes de uma bike elétrica:

  • Motor

No mercado você encontra bicicletas elétricas com motores equipados nos cubos da roda dianteira ou traseira, ou embutidos no movimento central. As marcas de motores para bikes elétricas são das mais variadas, desde as tradicionais Bosch e Shimano, até motores fabricados pela mesma marca da bike. A potência do motor também é variada, porém é aconselhado escolher um que tenha, pelo menos, 250 Watts (W).

 

  • Bateria

Uma bike elétrica, obviamente, é composta, também, por uma bateria. Aqui, a melhor opção é a bateria de íons de lítio. Além de serem mais leves e com alta durabilidade, as baterias de lítio suportam de 200 a 1.000 recargas sem se viciar.

 

  • Freios

Os freios usados nas bikes elétricas são os mesmos das bikes convencionais, porém os fabricantes têm preferência por dois tipos: freios a disco e os V-Brakes. Isso porque as e-bikes têm velocidades maiores do que as atingidas sem o motor e precisam de uma frenagem mais robusta.

 

  • Aceleradores

Os aceleradores nas bikes elétricas podem ser de dois tipos: Pedal Assistido (PAS) e acelerador embutido na manopla. O primeiro tipo é acionado com os giros do pedal, ou seja, o ciclista é obrigado a pedalar para conseguir a impulsão do motor. Já o segundo é como o acelerador de uma moto e não necessita dos pedais para iniciar a propulsão do motor elétrico.

 

  • Painel

O painel das e-bikes é um componente fundamental para o ciclista. É nele onde ficam as principais informações da bike elétrica, como nível da bateria, velocidade e a potência que você vai usar da bateria. Hoje, no mercado, você encontra três modelos: analógico, digital e bluetooth. O último permite que o ciclista conecte seu smartphone e visualize ainda mais informações.

 

Modelos de Bikes Elétricas

 

As bikes elétricas têm diversos modelos, para todos os gostos e necessidades. Os modelos mais encontrados no mercado brasileiro hoje são:

 

  • Dobráveis

  • MTB

  • Speed

  • Urbana

  • Aros 26, 27.5, 29 e 700c

 

E cada modelo tem suas personalizações estéticas, de peças e materiais, que você pode escolher para adaptar à sua vontade.

 

Vantagens das Bikes Elétricas

 

As bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais comuns no dia a dia dos brasileiros. E essa tendência tem um bom motivo para se concretizar: as e-bikes têm muitas vantagens. Confira algumas:

 

  • Custo-benefício muito maior em comparação a outros veículos (carro e moto);

  • Não é preciso uma tomada especial para a recarga. A tomada comum, de casa, dá conta, sem problemas;

  • Há modelos bivolt (110v - 220v);

  • Tem autonomia para grandes distâncias;

  • É um veículo limpo, que não agride o meio ambiente;

  • Garante uma locomoção fácil;

  • É inclusiva. Pessoas com problemas de mobilidade podem utilizá-la.

 

Se você procura um novo veículo para se locomover nos grandes centros, com economia, mobilidade e que ainda contribui para o meio ambiente, deveria pensar em adquirir sua bike elétrica.

 

Para saber mais sobre o assunto e sobre tudo o que está relacionado ao mundo dos veículos, continue acompanhando o Blog do Center Car.

VOLTAR AO INÍCIO