Novas regras para o insulfilm: tudo o que você precisa saber
11 nov

Novas regras para o insulfilm: tudo o que você precisa saber

Novas regras para o insulfilm: tudo o que você precisa saber

 

Você usa insulfilm no seu carro? A aplicação de películas escuras nos carros é um hábito comum entre os motoristas que gostam de personalizar seus carros. Porém, recentemente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decretou uma resolução que traz novas regras para o insulfilm.

 

A resolução 960, de 17 de maio de 2022, entrou em vigor no dia 1º de junho deste mesmo ano e regulamenta a transparência da película nos vidros laterais, traseiros e do pára-brisa..

 

Neste artigo, nós vamos te mostrar o que mudou, o que é novidade e tudo o mais que você precisa saber sobre as películas em vidros de veículos. Confira!

 

Novas regras para o insulfilm: bolhas

 

Uma das principais mudanças nas regras para o insulfilm é a presença de bolhas de ar na película, que pode deixar a imagem turva e dificultar a visão e dirigibilidade do condutor.

 

Como era

 

Até essa nova resolução, a presença de bolhas no insulfilm não renderia qualquer tipo de punição. Elas apenas indicariam que está na hora de trocar sua película.

 

Como é agora

 

A partir de agora, com as novas regras para o insulfilm, as bolhas podem resultar em multa e pontos na carteira.

 

Novas regras para o insulfilm: transparência nos vidros laterais

 

A função principal da película é o bloqueio da luminosidade, seja para reduzir o calor no interior do carro, privacidade ou até mesmo estética. Porém, as novas regras para o insulfilm definem novos limites para a transparência dos vidros laterais do seu veículo.

 

Como era

 

Antes, o mínimo de transparência exigido para os vidros laterais era de 75%.

 

Como é agora

 

Com a nova resolução o limite mínimo de transparência é de 70%. Ou seja: você só pode usar uma película nos vidros laterais do carro com até 30% de bloqueio da luz.

 

Novas regras para o insulfilm: transparência no pára-brisa 

 

O pára-brisa, ou vidro dianteiro, é o mais importante do veículo, já que é por ele onde o motorista tem a maior parte da sua visão durante a condução. As novas regras do insulfilm padronizam o limite de transparência para os vidros do pára-brisa, veja abaixo.

 

Como era

 

Anteriormente, a legislação exigia uma visibilidade de, no mínimo, 75% para vidros incolores (os que vêm de fábrica, verdes, por exemplo) e 70% para vidros coloridos.

 

Como é agora

 

Hoje, para qualquer tipo de material, o limite é fixado em 70% de transparência, podendo ser aplicada multa em caso de descumprimento desse padrão.

 

Novas regras para o insulfilm: vidros traseiros

 

Os vidros traseiros, os laterais ou o vigia, não afetam direta ou significativamente a dirigibilidade do condutor. Por isso, a lei permite uma transmitância luminosa a partir de 28%. E não há punição em caso de bolhas.

 

Novas regras para o insulfilm: punições

 

Com a nova lei do Contran, usar películas com baixa transparência, com o insulfilm G5, espelhadas ou com bolhas, é considerada uma infração grave. A multa é de R$195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo.

 

Você só poderá ter o automóvel de volta caso regularize o insulfilm nos vidros e pague os valores de guincho e estadia.

 

A fiscalização da regularidade dos veículos de acordo com as novas regras para o insulfilm ficam por conta do Detran, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Agora que você já sabe tudo sobre as novas regras para o insulfilm, chegou a hora de encontrar seu próximo carro seminovo no Center Car.

O maior shopping de carros da Zona da Mata conta com modelos para todos os gostos e sempre de acordo com as leis de trânsito, além de condições e preços exclusivos. Faça-nos uma visita ou acesse nosso estoque clicando aqui.

VOLTAR AO INÍCIO