Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022
Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022
Nem sempre vale a pena olhar para um automóvel apenas pelo seu valor de mercado. Com a alta no valor dos combustíveis, também é preciso avaliar se o carro é econômico ou não. Além disso, com a nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), muitos modelos precisaram modificar seus motores ou recalibrar seus propulsores para se adequar ao programa.
Então, se você está se preparando para trocar de automóvel, fique atento ao consumo do veículo na cidade e na estrada. Alguns carros podem ser mais econômicos na estrada do que em tráfego urbano, enquanto outros se adaptam melhor à cidade do que em longas viagens. Por isso, a economia de combustível também está ligada ao uso que se dá ao carro.
Neste artigo, separamos os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022. Continue lendo para saber mais.
Carros mais econômicos do Brasil em 2022
1. Renault Kwid
O mais econômico é, sem dúvidas, o Renault Kwid. O carro faz 10,8km/l na cidade e 11km/l na estrada com etanol, além de 15,3km/l na cidade e 15,7km/l na estrada com gasolina. Isso dá uma média de 1,36MJ/km de consumo energético por distância.
O Kwid é tão econômico que dispara na frente de todos os veículos não elétricos. Também passou recentemente por uma mudança e agora oferece motor 1.0 de três cilindros com cinco marchas manuais, com 71cv e 10 kgfm.
Além disso, durante sua reestilização, recebeu novo sensor de fase, nova central eletrônica, sistema start-stop, alternador pilotado e muito mais.
2. Peugeot 208 1.0
O Peugeot 208 1.0 faz 10,4km/l na cidade e 11,3km/l na estrada com etanol, além de 14,7km/l na cidade e 16,3km/l na estrada com gasolina. Com um motor Firefly 1.0 de três cilindros e 75 cv herdado do Fiat Argo, esse é um dos carros mais econômicos do Brasil com seu 1,37MJ/km.
O modelo mais básico, lançado em maio de 2022, agora é uma boa alternativa para os motoristas que querem economizar graças ao valor e pacote de equipamentos.
3. Hyundai HB20S 1.0 Turbo
A Hyundai pega duas posições nesse ranking com o mesmo carro. O HB20S 1.0 Turbo tem consumo energético médio pelo Inmetro de 1,37 MJ/km. Esse modelo subiu no ranking geral de carros mais econômicos graças às mudanças no motor por conta do Proconve L7.
O sedã compacto chega a fazer até 16,9km/l na estrada com gasolina e possui transmissão manual de 6 marchas.
4. Chevrolet Onix Plus 1.0
O Onix é outro modelo que preenche espaços nessa lista dos 10 mais econômicos do Brasil. O modelo Plus 1.0 faz 9,6km/l na cidade e 12,5km/l na estrada com etanol, chegando a 13,8km/l na cidade e incríveis 17,6km/l na estrada com gasolina. Com isso, o carro fica com uma média de 1,38 MJ/km.
O motor 1.0 aspirado com três cilindros chega a até 82cv e 10,6 kgfm, garantindo um desempenho na estrada que nenhum carro à gasolina consegue enfrentar. Apesar de números impressionantes, as mudanças por conta do Proconve L7 tiraram o carro do pódio.
5. Volkswagen Polo 170TSI
O Volkswagen Polo 170TSI ainda nem saiu e já está na lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil. O modelo reestilizado de 2023 será a versão mais básica do hatch, com turbo 1.0 e câmbio manual de 5 marchas idêntico ao Up!.
O consumo energético médio fica por volta de 1,42 MJ/km, uma boa média para quem ainda sequer chegou a rodar nas estradas brasileiras.
A meta da montadora alemã era liderar a categoria de hatches na parte de economia, mas o 208 sustenta essa posição. Mesmo assim, o novo Polo é o melhor entre os 1.0 turbo disponíveis no mercado.
6. Chevrolet Onix 1.0
Outro Onix nessa lista, o 1.0 hatch faz 9,5km/l na cidade e 12km/l na estrada com álcool, além de 13,8km/l na cidade e 16,6km/l na estrada com gasolina, batendo a média de 1,42MJ/km e empatando com o Polo.
Os números desse hatch compacto são um pouco piores que sua versão do sedã, caso que pode ser explicado por uma aerodinâmica menos eficiente.
Esse era o terceiro mais econômico do Brasil antes do motor 1.0 aspirado passar por mudanças. Apesar de não ter perdido muitas posições, outros hatches ficaram na frente.
7. Fiat Argo 1.0
Enquanto a Chevrolet passou por problemas com a economia dos carros depois do Proconve L7, a Fiat conseguiu deixar o motor 1.0 Firefly mais econômico. O Peugeot 208 continua liderando os hatches usando essa motorização, mas o Argo teve um desempenho bom o suficiente para entrar nessa lista.
O carro faz 9,8 km/l na cidade e 11km/l na estrada com etanol, chegando a 14,1km/l na cidade e 15,8km/l na estrada com gasolina. Também saiu de 1,47 para 1,43MJ/km nessa atualização.
8. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo
O terceiro e último Onix dessa lista é o Plus 1.0 Turbo. Com consumo de 9,3km/l na cidade e 11,8km/l na estrada com etanol e chegando a 13,4km/l na cidade e 16,9km/l na estrada com gasolina, esse modelo fica com uma média final de 1,44 MJ/km.
O motor turbo de 116 cv tem câmbio manual de seis marchas e se aproxima bem da versão de motor aspirada no desempenho na cidade, mas não consegue ir tão bem nas rodovias.
Ainda assim, um desempenho impressionante para o carro da Chevrolet que segue sendo, além de um dos mais econômicos, um dos carros mais vendidos do Brasil e um dos que menos desvaloriza.
9. Volkswagen Virtus 170TSI
Se o Polo é o representante dos hatches da Volkswagen nesta lista, o Virtus vem como representante dos sedãs da marca. O carro faz 9,6 km/l na cidade e 11,4km/l na estrada com etanol e chega a 13,8km/l na cidade e 16,3km/l na estrada com gasolina.
Esses valores jogam o consumo médio para 1,44 MJ/km no carro com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas que ainda não foi lançado ou confirmado pela Volkswagen no Brasil.
Pelo que se especula, a motorização será a mesma do Up TSI: 105cv e 16,8 kgfm. Além disso, o visual atualizado deve ser inspirado no Nivus, como forma de impulsionar as vendas do carro com uma aposta em um novo design.
10. Hyundai HB20S 1.0
O último carro da nossa lista é o HB20S 1.0, com consumo de 10,1 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com etanol, chegando a 14,3 km/l na cidade e 16,8km/l na estrada com gasolina.
Esse HB20S é uma das novidades na linha de produção da Hyundai, com motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm e câmbio manual de seis marchas.
A aposta da montadora coreana nessa combinação parece ter dado certo, já que mesmo na cidade o HB20S tem resultados melhores que o Onix Plus.
Também é impressionante a dupla aparição do carro no ranking de carros mais econômicos do Brasil, sendo que o modelo aspirado nas versões Vision e Evolution fica com a média energética de 1,46 MJ/km.
Critério do Inmetro para avaliação de carros econômicos
Você deve ter percebido que o critério principal para avaliação de economia dos carros nesse blog não foi o consumo de combustível nas cidades e estradas, mas sim o MJ/km (megajoule por quilômetro).
Isso ocorre porque o Inmetro desenvolveu essa metodologia de avaliação para simplificar o cálculo e listagem de veículos. Como há variação de modelos, versões, consumo com etanol e gasolina, variações da cidade para a estrada e outros fatores, o MJ/km é uma média adequada para os dois combustíveis.
O que é o Proconve L7
O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) passou por uma atualização em 1º de Janeiro de 2022. A nova fase, chamada de L7, impactou diretamente a produção de diversos modelos no mercado brasileiro visando diminuir a emissão de poluentes sonoros e no ar.
Criado em 1986, o Proconve tem a missão de reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores, buscando melhorar a qualidade de vida da população dos grandes centros urbanos. Além disso, o programa também é responsável por promover novas tecnologias que reduzam a poluição. Desde a implementação do Proconve no Brasil, as emissões de poluentes reduziram em 98%.
A fase L7 é mais abrangente e busca uma redução de emissão mais significativa. Ela vem com limites mais restritivos e a obrigatoriedade de implantar um sistema de recuperação de vapores em todos os veículos.
Os gases tóxicos liberados pelo escapamentos de carros podem causar doenças cardíacas, câncer no pulmão e AVC, além de alergias e outras doenças respiratórias. Diminuir a emissão desses poluentes no ar melhora a saúde e a qualidade de vida da população, além de beneficiar o meio ambiente.
Com as cobranças sobre emissão de gases poluentes ainda mais rígida, as montadoras precisaram aposentar alguns veículos ou mudar sua mecânica (como vimos com vários modelos nessa lista). Modelos como o Uno da Fiat e o Fox da Volkswagen não serão mais produzidos pelas montadoras por conta da dificuldade de adequação à nova norma.
Quer comprar um carro econômico mas não sabe qual marca escolher? Conheça as principais fabricantes de carros brasileiras.