Quais são os modelos de carro que menos desvalorizam?
Se existe algo inevitável em relação a veículos é a sua desvalorização. Normalmente, o valor já é reduzido no momento em que sai da concessionária. Além disso, a relação de oferta e procura também é um dos fatores de influência na flutuação dos preços.
Por isso, ficar de olho nas tendências e procurar saber quais são os modelos de carro que menos desvalorizam pode ser uma maneira de fazer um bom negócio, não só ao comprar seu próximo carro, mas também no momento de vendê-lo.
Abaixo, separamos alguns dos veículos com melhor desempenho e baixa desvalorização nos últimos meses. A lista é baseada em valores médios de mercado, visto que há grande diversidade de preços entre os seminovos no mercado. Confira abaixo o ranking:
10º lugar: Chevrolet Montana
9º lugar: Land Rover Discovery Sport
8º lugar: Fiat Strada
7º lugar: Renault Kwid SUV
6º lugar: Nissan Frontier e o Honda City
5º lugar: Toyota Hilux
4º lugar: Chevrolet Trailblazer e Hyundai HB20S
3º lugar: Chevrolet Tracker
2º lugar: Toyota SW4 e Ford Ranger
1º lugar: Hyundai HB20
Entenda como é estimado o valor dos carros.
13 carros que menos desvalorizaram entre 2020 e 2021
O top 10 de carros que menos desvalorizam na verdade é um top 13, visto que há empates em três posições da lista. Conheça mais sobre os modelos.
13. Chevrolet Montana
A picape pequena da Chevrolet é irmã do Corsa e concorrente direta da Fiat Strada. É uma picape com manutenção mais barata e com muito espaço interior, garantindo conforto ao motorista. É boa tanto para o trabalho quanto para o lazer.
Tem interesse na Chevrolet Montana? Acesse nosso site.
12. Land Rover Discovery Sport
A Land Rover Discovery Sport se destaca quando o assunto é conforto. Seu motor é silencioso e o acabamento interno de qualidade. Seu design também é agradável e, além disso, o carro traz muita segurança.
Confira nossas opções de Land Rover Discovery Sport.
11. Fiat Strada
A segunda geração da picape da Fiat foi lançada em junho de 2020 e foi o carro mais vendido de 2021. A picape pequena é ótima para transporte de cargas na cidade.
Tem suspensão do tipo feixe de molas na traseira, o que dá mais robustez ao seu conjunto mecânico. Também pode ter cabine estendida para guardar bolsas e equipamentos, ou cabine dupla para o transporte de passageiros.
Se interessou pela Fiat Strada? Confira os modelos disponíveis em nosso site.
10. Renault Kwid SUV
O compacto Renault Kwid SUV é um carro muito econômico, tem motor 1.0 que pode chegar a 15 km por litro de gasolina. É um carro compacto com um porte maior do que o comum na categoria e bem leve, o que facilita o trabalho do motor.
A proposta do Renault Kwid é de um carro simples com um preço mais baixo, assim o seu valor também costuma ser menor, mesmo novo, o que é um atrativo de compra neste período de instabilidade econômica. Porém, apesar do baixo custo, possui bom acabamento interno.
Pertence à categoria mini SUV, então é um carro um pouco mais alto que os outros da categoria, o que permite subir pequenos obstáculos com facilidade. Por ser um compacto, não possui muito espaço interno.
Quer conferir opções de Renault Kwid? Acesse nosso site.
9. Nissan Frontier
A famosa picape da Nissan possui um volume expressivo de vendas no Brasil. Já foi o modelo da categoria de picapes médias com maior força no motor, tendo 190 cv nas opções de motor 2.3 BI-TB Diesel, ou 2.5 TB Diesel. É um carro muito bom tanto para quem precisa trabalhar pesado, quanto para quem pretende usá-lo para o lazer. Tem uma ótima durabilidade e confiabilidade.
Confira as opções de Nissan Frontier e outros carros da marca.
8. Honda City
O Honda City divide com a Nissan Frontier a sexta posição dos modelos de carros que menos desvalorizam. O modelo chegou no Brasil em 2009 com a proposta de ser um carro familiar. Possui muito espaço interno e porta-malas grande de 506l. É equipado com motor 1.5 16V.
É um carro confiável, com pouca necessidade de manutenção. Você pode encontrá-lo nas versões LX (de entrada), EX (intermediária), EXL (completa) e DX (mais simples que a LX).
Veja todas as opções do Honda.
7. Toyota Hilux
A Toyota Hilux é sucesso em vendas no Brasil e no mundo. Sua principal característica é a durabilidade. A Hilux aguenta muito bem o trabalho pesado e esse é o motivo de sua fama. Seu motor é forte e também econômico, comparado a outros da categoria. Tem manutenção barata e suas peças são fáceis de encontrar no mercado.
Confira opções da Toyota Hilux em nosso site. Acesse aqui!
6. Chevrolet Trailblazer
Derivado das picapes S10, o Chevrolet Trailblazer é um SUV e tem um motor 2.8 que aguenta passar por terrenos mais acidentados. Chegou ao mercado brasileiro em 2013 com a proposta de trazer um carro completo, então possui recursos de luxo e muita comodidade. O Trailblazer é um bom investimento para quem pretende usá-lo para trilhas e locais de difícil acesso. Não é o mais barato da sua categoria, mas entrega a união de conforto e força tão desejada pelos motoristas apaixonados por aventura.
5. Hyundai HB20S
Em 2012, a Hyundai desenvolveu um modelo de carro para agradar especificamente o público brasileiro. Baseado no E20, o Hyundai HB20 (o “HB” significa Hyundai Brasil) foi pensado e estudado para as necessidades e gostos dos brasileiros. A versão sedan compacta é muito procurada graças ao seu custo-benefício.
Apesar do seu design muito criticado, o HB20S tem muito espaço interno e um bagageiro grande. Além disso, as versões com o motor 1.0 flex não consomem muito combustível, o que o torna uma ótima opção para quem valoriza a economia. Está na quarta posição de carros que menos desvalorizam, juntamente com o Chevrolet Trailblazer, com taxa de 15,7% de valorização.
Veja as opções do Hyundai HB20 e outros modelos.
4. Chevrolet Tracker
São cinco versões do Chevrolet Tracker oferecidas no mercado brasileiro atualmente e mesmo sua versão de entrada é bem completa. Os modelos do SUV compacto da Chevrolet possuem motor 1.0 ou 1.2 turbinados, com câmbio manual ou automático. O Tracker superou o seu antecessor, o Onix, e está na terceira posição dos carros que menos desvalorizam, com taxa de 15,9% de valorização.
3. Toyota SW4
Se você procura um carro versátil, o Toyota SW4 pode ser o carro ideal para a sua necessidade. É espaçoso, robusto e confiável. Mas ele não é muito fácil de estacionar em garagens e vagas apertadas por conta do seu tamanho. Caso você procure um carro para usar na cidade, essa pode não ser a melhor escolha.
Conheça as principais fabricantes de carros no Brasil.
2. Ford Ranger
A Ford Ranger é a picape média com a menor taxa de desvalorização do Brasil. Ela é ideal para o trabalho pesado e tem muita força no motor, principalmente os que são a diesel. Uma picape “raiz” e bem confiável, com pouca necessidade de manutenção e peças fáceis de encontrar no mercado. Também é muito boa para quem precisa trafegar por estradas rurais, mais acidentadas e com obstáculos.
Quer ver opções de Ford Ranger seminova? Acesse nosso site.
1. Hyundai HB20
Esse é o primeiro lugar em vendas, tem menor taxa de desvalorização e o queridinho dos brasileiros. O Hyundai HB20 traz conforto e segurança em todas as suas versões. É um carro compacto que tem bom desempenho com baixo consumo. Também é econômico em suas revisões, com poucos problemas recorrentes em sua mecânica.
Como fazer um bom negócio com carros que desvalorizam menos
Ao contrário dos carros novos, que já começam a se desvalorizar no momento que saem da concessionária, os carros seminovos e usados têm essa perda de valor desacelerada, afinal, ela ocorre principalmente no primeiro ano de uso.
É por isso que comprar um carro usado em bom estado é um ótimo negócio: além de mais barato que um carro novo de fábrica, independentemente do modelo, ele desvaloriza em um ritmo mais lento.
Essa é uma grande vantagem principalmente para quem tem o costume de trocar de carro com certa frequência, pois, no momento de revender para comprar outro, o valor recebido não terá uma grande diferença em relação ao que foi pago inicialmente.
Você quer revender seu carro por um preço mais justo? Descubra quais são os acessórios que valorizam o carro para a venda.